Caim ou Abel?



Todo mundo conhece a dramática história dos irmãos Caim e Abel. O filho mais novo de Adão, Abel, era pastor de ovelhas enquanto Caim, agricultor.

Certo dia,ambos resolveram oferecer um presente para Deus. Caim apresentou parte de sua produção diante de Deus, enquanto Abel trouxe o melhor de seu rebanho.

Me intrigou o fato de que Deus gostou muito do que Abel fez, mas reprovou a atitude de Caim. Isso gerou tanto ódio em seu coração que ele acabou assassinando seu irmão.

Enfim, compreendi algumas coisas que esta história pode nos ensinar.

1. Todos os dias você tem a oportunidade de fazer coisas que Deus gosta
Essa é uma das melhores maneiras de se aprender a respeito do que é certo ou errado. Aquilo que Deus gosta sempre será a coisa certa a se fazer. Não se trata aqui a respeito do que eu sustento como verdade e sim do que é verdade para Deus. Abel fez a coisa da maneira certa.

2. Por mais sincero que você seja, nem tudo que você faz é bom
Caim talvez precisasse entender isso. Tem pessoas que acham que tudo o que fazem é certo, mas as coisas não funcionam assim, mesmo quando há muita sinceridade em nossos corações. Cabe a nós detectarmos o que não temos feito de bom e acertar nossos passos.

3. As suas intenções dizem muito a respeito do seu caráter
Todas as nossas ações ocorrem primeiramente em nossas mentes, para somente depois se tornarem reais. Sendo assim, o que fazemos é fruto de nosso caráter. Desenvolva o seu caráter com base nos pensamentos de Deus e suas intenções serão sempre melhores.

4. Fazer a coisa certa às vezes pode lhe trazer perdas
Pelo menos será assim num primeiro momento. Ser honesto ou dar o melhor de si nem sempre resulta em alguma vantagem imediata, e às vezes até gera prejuízos. Mas mantenha-se no caminho e, mesmo que demore, sempre haverá uma recompensa maior do que qualquer perda que você já teve na vida.

5. Todas as pessoas podem exercer domínio sobre suas atitudes
Ouço todos os dias alguém dizer que não foi forte o suficiente e por isso sucumbiu diante de uma tentação. Essa é uma das maiores, porém piores desculpas que alguém pode dar. Isto porque Deus nos dotou de uma capacidade dominadora incrível. Porém isso se perde todas as vezes que damos mais atenção a dominar o nosso exterior do que o nosso interior.

6. O tudo que Deus quer de você não é nada comparado ao que Ele tem a lhe oferecer
A maioria de nós vivemos a base de recompensas. Por isso ao fazemos algo esperamos receber outra coisa de igual valor ou maior, de volta. Até ai nada demais, não fosse a nossa incompetência em medir o que podemos receber. Isso sempre será bem inferior ao que Deus pode de fato nos dar.

Em nossa história o mocinho morre, mas consegue a aprovação de Deus. O cara errado vive, e tem a chance de mudar, mas continua em seu erro e por isso é reprovado pelo Senhor.
Que grande história! Qual dos dois irmãos você gostaria de ser?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A oportunidade bate à porta

Pisem nas baratas

Quer ser bem sucedido?