Deus, cadê você? Eu vim aqui só prá te ver!


Uma das perguntas mais constantes em nossos diálogos com Deus é: Onde estás Deus?
Às vezes quando me deito na cama, minha esposa tenta manter algum tipo conversa de final de dia comigo. Provavelmente ouço-a durante os primeiros cinco minutos. Mas em poucos instantes lá está ela de novo falando sozinha. De repente, no meio da conversa (não seria um monólogo?), acordo e tento acompanhar o fio da meada, mas sem sucesso. Não o faço por querer, pois procuro escutá-la sempre (que possível). O problema está no estado em que me encontro. Tomado de sono e cansaço.

É assim que a maioria de nós nos encontramos em relação a Deus. É assim que nos apresentamos diante de um Deus que não dorme jamais. E olha que chegamos a julgar que tudo está bem conosco e Deus é quem precisa se apresentar para nos ouvir.

Na verdade me parece que Deus não é uma das companhias mais excitantes. Basta que se inicie o sermão de domingo, ou que fechemos os olhos para orar, que sempre aparece alguém para manifestar o seu cansaço. E sem falar naqueles que se colocam diante de Deus porém seus pensamentos encontram-se em um lugar bem distante. E então perguntamos: Onde estás, Deus?

Por outro lado, dificilmente alguém dorme vendo o jogo do seu time preferido até as altas horas, ou cochila no telefone ao ouvir das últimas tragédias que aconteceram com alguém conhecido. Estas coisas sim nos excitam. Deus não. Afinal, como sei se não estou a falar sozinho, diante da indiferença e insensibilidade divina? Como me certificar que Deus está acordado? Estas perguntas seriam cabíveis se estivéssemos falando com o deus cananeu Baal, que embora seus adoradores clamassem a ele constantemente, ele era incapaz de ouvi-los, pois se tratava de um deus falso.

Ao contrário do deus dos cananeus, o nosso Deus está sempre acordado, está sempre disposto a nos ouvir, está sempre ao nosso lado. Qual é o problema então? O problema todo é o estado de sonolência em que muitos se encontram: Dormindo diante de Deus. Ele fala, mas não tem como ouvi-lo, pois o sono parece profundo. De repente você acorda no meio da conversa com Deus, dando a esperança de uma possível reação, mas no instante seguinte volta a dormir.

Mas uma coisa eu sei: enquanto você descansa (dorme) ele te dá tudo o que você precisa.

Qual a parte da história que ainda não entendemos? Que é hora de despertarmos do sono!

“E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé.” – Romanos 13:11

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A oportunidade bate à porta

Pisem nas baratas

Quer ser bem sucedido?