Quer ser bem sucedido?


Neemias é sem dúvida alguma um ícone bíblico de como executar com sucesso uma tarefa ou projeto.
Sabemos sobre seu dom na gestão de processos e de como ele se planejava para realizar seus intentos. Sabemos também como ele se saía bem sobre pressão, durante as investidas daqueles que lhe eram contrário.
Neemias poderia ser considerado nos dias atuais como um grande empreendedor ou diretor-executivo de uma grande empresa.
No mundo de hoje, ser competente é um item indispensável de sobrevivência para aqueles que querem se manter no topo da montanha.
Diria ainda que, paradoxalmente, a incompetência tem reinado de forma surpreendente no topo da cadeia alimentar do mundo dos negócios. Basta uma rápida visita à Brasília para constatar esses fatos. Muitos dos que estão numa posição de liderança não estão por causa de suas qualidades ou habilidades no ramo e sim por conta das oportunidades que buscam.
Vejo então que a oportunidade é essencial para se estar nos degraus da liderança.
Mas o assunto de que estou tratando não se relaciona diretamente a essa busca de se estar numa posição de liderança e sim no que fazemos quando se está lá. Em outras palavras, como você tem usado essa oportunidade de se estar liderando algum projeto.
Neemias esteve nesta posição quando liderou o povo na reconstrução dos muros de sua cidade-natal. Na verdade, ele mesmo criou essa possibilidade. Porém ele só se sustentou em tal posição e teve o sucesso no que fez devido a uma tremenda atitude: a oração.
Destaco abaixo alguns momentos nessa trajetória de sucesso de Neemias.
Primeiro, o momento da ADVERSIDADE. Os vários problemas relatados em seu livro, como as muralhas que estavam destruídas, a oposição ferrenha de Sambalate e equipe e os pecados que havia no meio do povo mostram apenas um pouco daquilo que Neemias vivenciou como líder. Isso me leva a crer que os “ventos contrários” são como fortes muros que clamam pela nossa desistência. Mas a adversidade não parou Neemias.
Segundo, o momento da PERPLEXIDADE. Quero chamar de perplexidade aquele sentimento de incompetência que vem sobre nós quando não sabemos o que fazer diante das adversidades. É o momento do “choro da alma”. Muitos param por aí. Neemias ficou assim durante alguns dias, mas depois prosseguiu.
Depois, vem o momento da REFLEXÃO. A reflexão serve como uma sonda percorrendo os pensamentos e atitudes passadas a fim de descobrir a causa da situação indesejada e revertê-la. Reflexão nos conduz à reação, diante da perplexidade apática. Fazê-la diante de Deus é um ato de sabedoria. Neemias refletiu e descobriu algumas coisas que justificavam os problemas enfrentados. Dentre essas coisas estava o distanciamento da Lei de Deus por parte do povo.
E finalmente, o momento da INTERCESSÃO. A reflexão levou aquele povo à mudanças consistentes após a confissão coletiva de seus pecados. É nesse instante que Neemias ora: “Eu quero ser bem sucedido! Ajuda-me, Senhor!” Acho que ali a Palavra do Senhor envolveu aquele líder de forma incontestável, e não havia alternativa a não ser o sucesso de seu empreendimento.
Não é à toa que a Bíblia nos ensina que se observarmos a Lei de Deus dia e noite, teremos sucesso em nossos caminhos.
“Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.” Josué 1:8

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A oportunidade bate à porta

Pisem nas baratas