A Escolha Certa


Escolhas Certas
 “10 Davi perguntou a Deus: "Devo atacar os filisteus? Tu os entregarás nas minhas mãos? " O Senhor lhe respondeu: "Vá, eu os entregarei nas suas mãos". I Crônicas 14.10

Ninguém pode ter tudo na vida. Muitas vezes temos que escolher entre uma coisa e outra. E é aqui que mora o problema: qual a escolha a fazer? O autor Paul Meyer escreveu que “dizer sim para alguma coisa significa dizer não para outras”. Essa é uma grande verdade!

Tomar decisões é um processo complicado, e pode afetar não somente nossa vida, mas de outros também. Além disso, o resultado pode se perpetuar por toda uma vida.

A realidade nos mostra que frequentemente precisamos de algum tipo de ajuda para tomar decisões, sejam elas relacionadas às finanças, ou à vida profissional, bem como à vida amorosa e sentimental.

A questão é: a quem podemos pedir ajuda? Quem é capaz de nos orientar na vida, de forma a nos levar às decisões corretas? Alguns dizem que se conselho fosse bom ninguém dava, vendia. Mas a Bíblia mostra outro lado, dizendo que “Não havendo sábios conselhos, o povo cai, mas na multidão de conselhos há segurança”. Aqui há pelo menos dois ensinamentos:
1.       Conselhos sem sabedoria nos levam ao tropeço
2.       Conselhos sábios nos dá segurança

A verdade é que o Deus Poderoso já tem um conselho a nos dar a fim de nos fazer ser prósperos nas decisões que tomamos. Tudo o que precisamos é entender e fazer a escolha certa!

Assim, uma escolha acertada é aquela que é dada por Deus. Nesse sentido, quero lhe sugerir três atitudes:

            1.       Antes de decidir sobre algo importante pergunte a DEUS o que fazer
Não, Deus não pensa como nós. Nós pensamos dentro de nossas limitações e costumamos fazer o que é comum à sociedade. Mas uma leitura no texto sugerido mostrará que Davi consultou a Deus antes de decidir lutar. Essa foi a sua primeira reação diante da dúvida sobre o que deveria fazer.
Então, o melhor a fazer para tomar decisões certas é CONSULTAR A DEUS. Eu sei que nem sempre estamos dispostos a uma atitude dessa natureza, mas você no fim você verá que sempre será a melhor escolha.

2.       Esteja aberto para ouvir DEUS lhe responder
De nada adianta perguntar alguma coisa a Deus se você não estiver disposto a ouvir a resposta.
Várias pessoas já vieram a mim perguntando o que devem fazer em relação aos seus dilemas pessoais. Muitas delas, ao ouvirem algum conselho meu, acham que não são capazes de colocar em prática. E acabam não seguindo o conselho dado.
Espero que o mesmo não aconteça quando perguntarem a Deus o que fazer. É por isso você precisa estar aberto para ouvir a voz de Deus.
O rei Davi estava inclinado a ouvir o Senhor. Independente de qual fosse a resposta, creio que ele estava pronto para ouvi-lo.
Se você não estiver disposto a ouvir o que Deus pensa a seu respeito, é melhor não perguntar nada a Ele. Porém, se estiver aberto a ouvi-lo, você será capaz de escutar realmente a sua voz, e saberá exatamente o que deve fazer.

3.       Faça exatamente o que Deus espera de você.
Parece óbvio para você? Mas na prática nem sempre é.
A obediência a Deus sempre será uma atitude de fé. Isto porque quando Deus nos diz para fazermos algo, geralmente iremos pensar em fazer o contrário. E não me pergunte por quê.
Antes de se tornar rei, Davi enfrentou o gigante Golias. Todos conhecem essa história. As pessoas ao redor diziam: não dá! Mas Deus falou: Vai na tua força Davi, que eu estarei com você!
Foi então que aquele pequeno rapaz se tornou um gigante diante do guerreiro Golias. Tudo porque ele estava disposto a obedecer a Deus.

Nem sempre sabemos o que devemos fazer nas grandes questões que a vida exige de nós. Nesses momentos precisamos de um sábio conselheiro, Jesus, para nos ajudar a fazer as escolhas certas.

Quem sabe nesse exato momento você precise tomar uma decisão importante. Então, o convido a experimentar como Deus é capaz de orientar àqueles que lhe pedem por ajuda!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A oportunidade bate à porta

Pisem nas baratas

Quer ser bem sucedido?