Acenda a Luz, por favor!

Acendam a luz!


O povo que caminhava em trevas viu uma grande luz; sobre os que viviam na terra da sombra da morte raiou uma luz.” - Isaías 9.2

O termo escuridão na Bíblia pode significar muitas coisas. Pode significar o homem perdido por estar sem Cristo como guia de sua vida. Ou uma alteração no comportamento espiritual do crente, que decide andar no oposto de sua natureza. Pode também  ganhar o sentido de ausência de direção, mesmo para quem já está com Cristo. E é esse o sentido que desejo abordar aqui: quando a escuridão é aquela sombra apavorante que nos faz perder o senso de direção na vida.

Creio que toda pessoa já atravessou por duvidas em seu viver. E nesse terrível momento, onde os caminhos que gostaríamos de ver não estão diante de nós, o que mais queremos é que alguém nos acenda uma luz!

A Bíblia é cheia de momentos assim. Ela conta a história de pessoas que atravessaram momentos de dúvidas. Algumas delas sucumbiram pelo meio do caminho. Mas outras, decidiram continuar sua jornada, na esperança de que a luz surgisse ao final do túnel, torcendo para que não fosse um trem.

Todas essas pessoas, em determinado momento de suas vidas deveriam lidar com o mesmo dilema: 
Em quem deveria elas confiar, quando tudo o que podiam ver era a escuridão?

Seria óbvio demais dizer que nesses momentos deve-se confiar em Deus. Mas na prática as coisas não são tão fáceis quanto parecem. Viva uma situação de incerteza, de aflição ou dúvidas e logo você perceberá a dificuldade que temos de confiar tal situação nas mãos de Deus. Queremos ver o agir de Deus, por certo, mas confiar nesse Deus quando não temos nada diante de nós é uma questão de pura fé.

Quero tirar algumas lições para quando passarmos por situações de dúvida em nossas vidas.

1.       Constate que a maioria das dúvidas tendem a nos inclinar fortemente para uma realidade indesejada
Temos a tendência de olhar para o lado ruim das coisas. Certa vez ouvi alguém dizer: “nada está tão ruim que não possa piorar”
De certo não se deve ignorar os fatos, mas a questão aqui me leva a pensar de que não devo me acomodar a realidade.
Se passamos por momentos indesejáveis, devemos lutar contra essa realidade indesejada, procurando de alguma forma reverter a situação.
Foi o que aconteceu com personagem bíblico Neemias, quando ouviu que seu povo estava vivendo numa cidade destruída. Ele não se conformou com a situação até que conseguiu mudá-la.
Viver conformado nos leva a alterar nosso estado de alegria, onde a tristeza parecerá dominar o nosso semblante, e a dor da derrota estará se antecipando para nós
Deus não nos criou para a tristeza, mas ao andar nas sombras das dúvidas sem confiar que Deus pode mudar a situação, inevitavelmente experimentaremos a tristeza.

2.       As dúvidas também mostram um outro lado: a da possibilidade a ser buscada
Se não ficarmos detido pelas dúvidas, elas mesmas mostrarão que há uma alternativa contrária a ela, disponível para todos.
Ao pensar dessa forma, conseguiremos enxergar as coisa de uma nova forma. Então, se há algo que não vai bem em sua vida, procure o outro lado da moeda, buscando, mesmo que a um alto custo, reverter tal circunstância. Permita-me exemplificar:
                                                   i.      Se o trabalho não anda bem, procure uma forma de fazê-lo funcionar. Você é capaz;
                                                 ii.      Se o casamento não é o ideal, busque uma maneira de fazê-lo se tornar melhor. Apenas creia.
                                                iii.      Se as finanças não estão lá essas coisas, busque uma alternativa para mudar o quadro.
O que quero dizer é que diante de algo que não anda bem, ou algo que só oferece dúvidas e incertezas, haverá também a chance de se encontrar uma alternativa contrária ao que não está funcionando.
Basta acender a luz!
A maioria das pessoas só conseguem ver desgraça e derrota na vida. Está na hora e ver a luz.
A luz de que falo não pode ser associada a outra coisa que não ao próprio Cristo. Ele propõe iluminar seus passos no escuro, e para isso você preciso confiar Nele.

Sei que diante de lutas e problemas, de dúvidas e incertezas temos a tendencia de querer dar o nosso próprio jeito. Mas creio que podemos ver Deus nos convidando a não nos conformar diante da realidade difícil.

Sei também que existe uma alternativa contrária diante das dificuldades que atravessamos, pois Cristo me dá esperança quando tudo parece dizer ao contrário.


Então, acenda a Luz e veja o agir de Deus ao seu redor!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A oportunidade bate à porta

Pisem nas baratas

Quer ser bem sucedido?