Meditando sobre a FÉ
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjOApr_SbopiOJHNBdfQTxEK5PxDRDcLHw5vAsFM-qO-qDyUmmay1U4zZrtRpOqiWUvKg84cRBooNNdTOD8eugAvv89NTpOXg5ageF9OwepRWCuaIQlI7FPdDr3Bm2oskOUkY-7sZZCLyQ/s320/Neve+no+Rio.jpg)
Esta semana estivemos estudando a respeito de FÉ, na Escola Bíblica Discipuladora da igreja que pastoreio. Diante da pergunta feita pelo professor sobre o que é fé, logo me veio à mente uma resposta inusitada: “Fé é uma certeza improvável”.
Que a fé está ligada à certeza disso não temos dúvidas. A própria Bíblia assim a define em Hebreus 11.
No entanto nos parece um paradoxo adjetivar esta certeza como improvável, o que faz com que nossa forma de pensar seja chacoalhada. Mas na verdade esta é a forma onde ela mais aparece – no algo improvável.
Ao falar dessa certeza improvável é fácil hoje em dia imaginá-la operando em torno das (im-)possibilidades. Afinal, pela fé é possível alcançar o inalcançável.
Como exemplo, cito o que o professor nos falou na ocasião: “É como cair neve no verão carioca.” Em outras palavras, algo improvável que poderia se tornar possível pela fé. Outros exemplos se unem à este, como a cura de uma doença terminal, um aumento salarial, a reconstrução de um casamento, o nascimento de uma criança em um lar estéril, ou ainda fazer uma chuva torrencial parar. Todos esses assuntos são situações improváveis, que, mediante a fé poderia ser alcançado.
Mas será que é assim mesmo? A fé se manifesta diante daquilo que é impossível aos olhos humanos, tornando o que antes era improvável em algo real? Talvez sim, mas não o vejo como ponto central da fé.
Acredito que a chave para entendermos melhor a fé de que estou falando não diz respeito às (im-)possibilidades e sim ao propósito divino. E aqui reside a essência da fé!
A fé não pergunta tão somente se é possível e sim: "qual o propósito de Deus com isso?"
Afinal, é possível cair neve no verão carioca? Não importa se é possível ou não e sim qual o propósito. Este é o ponto!
Não creio que Deus tenha o propósito de fazer flocos de neve caírem na praia de Copacabana, por mais que muitos cariocas, inclusive eu, desejem ver e andar na neve.
Desta forma, ao pensar em fé, não me apoio nas possibilidades, por mais que creia que a fé faça o impossível acontecer. Antes me concentro nos propósitos de Deus, não me importando em buscar pela fé o que eu não posso fazer e sim o que Deus quer realizar com a minha fé.
“Jesus, pois, operou também em presença de seus discípulos muitos outros sinais, que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.” - João 20.30-31
Comentários